domingo, 9 de agosto de 2009

DICAS E MAIS ...

REGULADORES

Assim como nos coletes equilibradores, a manutenção preventiva dos reguladores é simples e eficiente, mas não substitui as revisões periódicas.Reguladores também são equipamentos complexos, portanto, aconselha-se dedicar atenção especial a manutenção destes itens.O regulador é a peça do equipamento com a qual o mergulhador deve ter mais cuidado. E isso não significa apenas fazer a manutenção preventiva. A atenção no manuseio desse item deve ser redobrada, seja na hora de passá-lo de um cilindro para o outro, seja no momento de desmontá-lo após um mergulho.Seque o chapéu-de-bruxa e posicine-o no local correto, com a parte mais longa cobrindo a entrada de ar; Nunca use o ar comprimido para secar o filtro do primeiro estágio diretamente, isso provocaria penetração de umidade;Ao checar a pressão do cilindro, nunca solte o console no ar, deixando que ele bata no chão, isso poderia provocar o rompimento do eixo do manômetro; O regulador deve ser lavado apenas com água corrente; Colocar o regulador de molho por alguns minutos, evitando-se porém que o botão de purga do segundo estágio seja apertado acidentalmente.Quando você observar no filtro do seu primeiro estágio pontos verdes ou vermelhos, leve-o o mais rápido possível a uma oficina especializada. Isso é indicação de que houve alguma penetração de água no sistema interno.Depois da lavagem, roscas, engates e o'rings devem ser lubrificados com graxa de silicone. Já as mangueiras podem ser lubrificadas com silicone spray. Finalmente, pendure o regulador em um local arejado, preferencialmente pelo primeiro estágio ou de alguma outra forma que distribua o peso por todas as mangueiras. Para isso, você pode utilizar cabide próprio para pendurar equipamentos de mergulho. (CAB-01)Colocar em prática todas essas dicas não elimina a necessidade de uma revisão anual em seu equipamento de mergulho autônomo. Para não deixar seu próximo mergulho ir por água abaixo graças a problemas que poderiam ser facilmente evitados, procure regularmente uma oficina especializada e faça a sua revisão.

Fonte: Cezar Torres - Scubalab / Robson Fonseca - In Acqua
SNORKEL

Depois do uso, nunca deixe os equipamentos básicos (máscara, snorkel, nadadeiras) expostos ao sol. Isso pode provocar ressecamento e perda de elasticidade, prejudiciais às partes de borracha ou silicone, apos o uso devemos tomar as seguintes providências:Após o uso, lavar todo o material básico apenas com água doce corrente; Deixar secar à sombra e guarde-o em local arejado para evitar a formação de fungos;Não secar a máscara com pano ou papel, isso pode provocar microarranhões na lentes; Armazenar a máscara em recipiente próprio para evitar deformação da saia e rachaduras no corpo; As nadadeiras devem ser guardadas em posição horizontal; Não deixe uma nadadeira sobre a outra para evitar deformações.Caso o mergulhador não tome os cuidados necessários para limpeza de seus equipamentos, acarretando o surgimento de fungos, coloque a máscara e/ou snorkel em recipiente com água clorada por alguns minutos, lavando-os em seguida, com detergente neutro para eliminar o cheiro de cloro.

Fonte: Cezar Torres - Scubalab / Robson Fonseca - In Acqua
LANTERNAS

Antes de realizar um mergulho noturno, adote os seguintes procedimentos:Remova os o'rings utilizando um objeto sem ponta ou de ponta arredondada; Examine cuidadosamente os o'rings, procurando por cortes, vincos ou qualquer coisa que possa prejudicar a total vedação da lanterna; Lubrifique os o'rings com graxa de silicone, usando apenas os dedos, de forma que eles fiquem brilhantes, não exagere; Lubrifique as canaletas onde ficam instalados os o'rings. Antes disso, remova eventuais pêlos, grãos de areia ou graxa velha, utilizando, de preferência, um pincel de cerdas firmes; Certifique-se ao colocar os o'rings em suas canaletas, de que nenhum corpo estranho ficou preso na graxa de silicone; Antes de fechar a lanterna, verifique se os contatos não estão com algum tipo de corrosão; Se a lanterna tiver tampa de rosca, coloque a tampa e gire no sentido anti-horário até sentir ou ouvir um click. Ele indica que a rosca está encaixada corretamente. Só então gire a tampa no sentido horário para concluir o fechamento; Lanternas com tampa acrílica transparente, toda a extensão dos o'rings deve ficar em contato com a tampa, formando uma trilha mais brilhante; Lanternas com fechamento do tipo engate rápido, verifique se os o'rings estão na posição correta antes de fechá-la.Caso haja alagamento durante o mergulho, remova as baterias o mais rápido possível e mergulhe a lanterna em um recipiente com água doce. Nunca feche a lanterna em locais escuros, onde você não possa ver exatamente o que está fazendo. Esse descuido é responsável pela maioria dos alagamentos.

Fonte: Cezar Torres - Scubalab / Robson Fonseca - In Acqua

Nenhum comentário:

Postar um comentário